Com que frequência os meteoros caem na Terra?

A minha vida Rural | 09:13 | 0 comentários



Na sexta-feira (15), 1.200 pessoas se feriram em Chelyabinsk, interior da Rússia, devido a queda de um asteroide. A cena apocalíptica foi gravada por câmeras de diversos ângulos e puderam ser vistas a 200 km de distância.

Um meteoro de 17 metros e dez toneladas invadiu a atmosfera terrestre e se partiu e diversas partículas. Um enorme clarão, seguido e uma nuvem de poeira, podia ser visto a quilômetros de distância. Câmeras de segurança de carros e escolas registraram o momento e a reação dos moradores.

A população local ficou assustas e muitos chegaram a pensar que era o fim do mundo. Em pronunciamento na televisão, o governo russo explicou o havia acontecido.

A explosão do meteoro lotou os hospitais russos, a maioria dos feridos tinha cortes causados por estilhaços de vidro ou contusões, causadas pelos tombos na hora do impacto. Mais de mil e cem pessoas ficaram feridas e três mil construções foram danificadas. Os prejuízos materiais chegaram a R$ 70 milhões.

As autoridades investigam um lago congelado onde acredita-se que corpo celeste tenha caído e feito um buraco no gelo. Mergulhadores vasculharam o fundo do lago durante o final de semana, mas nada foi encontrado. Do lado de fora, cientistas recolheram pequenos fragmentos de rocha para serem analisados.

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, a destruição do meteoro liberou uma energia equivalente a 30 vezes a bomba nuclear que destruiu Hiroshima, no Japão, em agosto de 1945. Este foi o maior incidente do tipo em cem anos.

Na mesma noite do meteoro, uma luz brilhante foi vista cruzando o céu da Califórnia, nos EUA, mas ainda não está confirmada a passagem de rochas. E não foi só isso: outro asteroide, de 45 metros de diâmetro, passou a aproximadamente 28 mil km da Terra — a menor distância já registrada a corpos celestes desse tamanho.






Fonte: R7

Category:

0 comentários