Fotografia preto e branco
A
fotografia a preto e branco volta novamente a ser explorada, apesar
de nunca ter chegado a desaparecer. Por que continua a ser tão
popular?
A imagem a preto e branco está envolta numa certa nostalgia, que deriva não só de memórias de fotografias antigas, mas também dos primórdios da televisão. De fato, a imagem em preto e branco é bastante eficaz em enfatizar as formas e tons de um motivo. O preto e branco permite criar uma imagem poderosa de um motivo que poderia ter menos impacto em cores.
Paisagens de Inverno As paisagens de Inverno adequam-se perfeitamente à fotografia em preto e branco. Nesta altura do ano, é normal haver pouca cor – não existem verdes vivos e vemos apenas escassas flores em tons de vermelho ou amarelo. Uma paisagem coberta de neve já é maioritariamente monocromática. Concentre-se nas formas das árvores despidas de folhas, paredes de pedra e edifícios. A composição e o contraste tornam-se elementos fundamentais da imagem.
A regra dos terços é particularmente útil na fotografia em preto e branco, já que existe pouca cor para distrair o olhar. Imagine uma grelha desenhada no visor da câmara - duas linhas verticais e duas linhas horizontais, formando quatro interseções. Tente colocar o motivo principal numa dessas interseções. Assim se produz uma composição forte.
Outra ajuda à composição é a perspectiva distante. É possível verificá-la ao fotografar uma estrada de um plano superior ou seguindo as vias férreas. As linhas da estrada ou via parecem convergir, apesar de sabermos que são paralelas. O olhar é atraído para as linhas e seduzido pela imagem.
Quando deve utilizar preto e branco
Certas situações apelam à criação de imagens em preto e branco. A seguir, encontram-se alguns exemplos.
Paisagens urbanas As fotografias de arquitetura são frequentemente monocromáticas, de modo a enfatizar a forma dos edifícios. O contraste acrescido proporcionado pelo modo preto e branco sobre as cores adequa-se perfeitamente ao motivo. É frequente realizar estas fotografias de manhã cedo, em parte para evitar as distrações do trânsito e das pessoas, mas também para beneficiar da iluminação proporcionada pelo sol baixo no horizonte. Esta iluminação cria sombras alongadas e pode produzir uma textura apelativa em pedras ou no asfalto. Estas imagens podem beneficiar também da simplicidade e nitidez do modo preto e branco.
Fotografia noturna A fotografia noturna deve ser experimentada tanto a cores, como em preto e branco. Frequentemente, o brilho amarelo da iluminação urbana dá vida a uma cena. Em alternativa, a textura e os padrões de uma cena ressaltam mais num estilo monocromático.
A importância da cor
Em
fotografias em preto e branco, é comum utilizar filtros para alterar
os tons da imagem. Por exemplo, os filtros amarelos e vermelhos absorvem
a luz azul, fazendo com que o céu azul pareça mais escuro na imagem.
Utilização de filtros
A utilização de filtros não só torna a cena mais dramática, como
também realça o contraste entre as nuvens brancas e o céu. Em todas as
câmaras EOS e em diversas PowerShots, como a PowerShot G12 e
PowerShot SX30 IS , é possível utilizar filtros. Em alternativa,
encontra-se disponível o efeito de filtro nas definições Picture Style
(Estilo de imagem) das câmaras digitais Canon EOS . Pode selecionar
amarelo, vermelho, laranja ou verde para alterar os tons
monocromáticos e simular o efeito dos filtros. Consulte o manual de
instruções da sua câmara para obter mais informações.
"Ver" em preto e branco
Não precisa fotografar em preto e branco; pode fotografar a cores e,
quando tiver transferido o arquivo para o computador, copiar e
converter a imagem para preto e branco. Mas lembre-se de que o efeito
de uma cena a cores pode não ser o mesmo que em preto e branco - e
vice-versa.
Por
exemplo, quando fotografadas a cores, as flores vermelhas destacam-se
num fundo verde. Mas quando o mesmo motivo é fotografado em tons
monocromáticos, o vermelho e o verde convertem-se em tons de cinzento
semelhantes.
A
prática ajudá-lo-á a "ver" em tons monocromáticos, mas pode acelerar a
sua aprendizagem. De um modo geral, aperceber-se-á de que as imagens
em preto e branco requerem mais contraste do que as imagens a cores do
mesmo motivo. Fotografe o mesmo motivo duas vezes, primeiro a cores
e, em seguida, em preto e branco. Pode comparar as duas imagens no
ecrã LCD da sua câmara.
Gravação de ficheiros JPEG e RAW
É possível guardar imagens em diversos formatos. A escolha do formato correto depende do que pretende fazer com a imagem.
Todas
as câmaras digitais Canon podem criar ficheiros JPEG. Estes são
processados no interior da câmara, desfazendo-se de dados de imagens
indesejados. É possível abrir um ficheiro JPEG com o software fornecido
com a câmara Canon e efetuar alterações, tais como, por exemplo, a
conversão de um ficheiro a cores para preto e branco. Mas não estará
trabalhando com todos os dados, o que limita o leque de alterações
possíveis.
Se
gosta de trabalhar as imagens após transferi-las para o computador, é
aconselhável gravá-las como ficheiros RAW. Todas as câmaras EOS e
algumas PowerShot permitem criar imagens RAW. Estes ficheiros retêm
todos os dados captados pela câmara, disponibilizando um leque mais
amplo de opções de ajustes aplicáveis à fotografia. Pode aplicar um
efeito de filtro vermelho, amarelo ou verde para aumentar o contraste,
ou até adicionar um tom sépia, azul ou roxo.
Fonte Canon
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